22 de outubro de 2021 13:42 Administrador
O termo pescado é usado para referir-se a grande variedade de organismos aquáticos que podem ser utilizados na dieta alimentar, sendo procedentes de oceanos, rios, lagos, reservatórios natuarais ou artificiais e de aquiculturas comerciais, tais como: peixes; crustáceos (camarão, lagosta e caranguejos); molucos (polvos e lulaa); répteis (jacaré); e anfíbios (rã).
O grupo de pescado mais importante é constituído pelos peixes de mar e de água doce, que variam de tamanho, formato e também nas características de sua musculatura, que é a principal parte comestível e comercializada.
Essa musculatura apresentará uma composição de nutrientes, sendo que essa composição poderá variar conforme a espécie do peixe, o sexo, a idade, a alimentação e a estação do ano.
O conhecimento da composição do peixe é muito importante para proceder com os cuidados referentes à garantia da sua qualidade para o consumidor. A água é o componente principal da parte comestível do peixe e sua quantidade pode variar entre 65% e 80%, conforme a espécie e a condição alimentar.
Já a quantidade de gorduras apresenta uma grande variação, podendo ser os peixes classicados em três categorias: magro (menos de 2% de gordura); médio (entre 2% e 5% de gordura); e gordo (acima de 5% de gordura). Quanto ao tipo de gordura, os peixes marinhos apresentam maior percentual de ácidos graxos polinsaturados quando comparados aos peixes de água doce. Quanto à quantidade de proteínas, os peixes apresentam teores que variam entre 16% e 24%. Além disso, se destacam pela elevada digestibilidade pela equilibrada proporção de aminoácidos essenciais que apresentam em sua constituição.
O pescado apresenta uma das mais importantes fontes de proteínas da dieta alimentar. No entanto, apesar de estimar que entre 50 e 60% dos peixes sejam destinados ao consumo humano, os dados de 2018 colocam o Brasil como um consumidor ainda em expansão, registrando um valor consumido de 14,9 kg per capita, sendo este inferior à média mundial de 20,5 kg per capita.
Fontes: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Embrapa.